Anúncio 1

Pesquise aqui no blog

sábado, 28 de outubro de 2017

Bonecos artesanais Muçulmana com burca, Oriental com kimono e Padre Theodoro Ratisbone

Olá Pessoal

Como sabem eu adoro produzir bonecas de pano, e gosto mais ainda quando é para fazer um boneco diferenciado... como esse kit de bonecos composto por uma menina muçulmana com burca, uma menina oriental vestida com kimono e um padre do século XIX.



Venha ver mais detalhes de cada boneco...

Minha cliente Juliana T. A. já comprou comigo um outro kit de Bonecos: Cadeirante, Amputado com muletas e Menino Judeu há alguns meses atrás e gostou tanto que solicitou mais um kit só que dessa vez ela escolheu outros modelos... e claro que eu adorei seu pedido, pois gosto de novos desafios e fazer bonecos com roupas diferentes eu gosto muito...

A boneca menina muçulmana possui uma burca que pode ser removida. Para quem não sabe a burca é uma peça do vestuário tradicional das mulheres muçulmanas, principalmente das afegãs, que cobre a mulher da cabeça aos pés, somente com uma pequena abertura coberta com véu na altura dos olhos para que a mulher possa enxergar. E geralmente é feita em tecido de cor preta ou azul claro, e deve ser vestida sobre a roupa quando a mulher estiver exposta ao público.


 

Aqui dá para ver o detalhe da abertura para os olhos



Para fazer a burca da boneca, eu me inspirei na burca dessa imagem abaixo, que vi no google (no momento da postagem não havia localizado a autoria da foto) onde a parte da frete é mais curta para que se possa ter movimento dos braços e a parte de trás é comprida até os pés. Fiz na cor preta a pedido da cliente.


Imagem retirada do google

Nas fotos abaixo, vocês podem ver a boneca de frente e de costas com a burca, peço desculpas mas algumas fotos não ficaram nítidas, as que eu havia separado para postagem deram erro e eu não estou mais com os bonecos para fotografar...


  

E aqui a boneca sem a burca, ela possui um vestido simples também preto, onde ela fica toda coberta, o vestido é solto porém para dar mais um charme eu fiz um cinto elástico que pode ser removido.



A boneca mede cerca de 45cm de altura, possui pele morena clara e olhos pretos, os cabelos castanhos escuros presos em forma de coque.

Agora a boneca menina oriental... super fofinha vestindo seu kimono ou quimono...rs (ambas as formas de escrever estão corretas) e em tradução literal significa "coisa para vestir"...

Ao pesquisar mais sobre essa vestimenta, aprendi algumas coisas interessantes... como por exemplo, tem um lado certo para se fechar o kimono, aliás tem toda uma técnica especial para vesti-lo. Outra coisa interessante é que o kimono é sempre vendido comprido, pois a altura ele é sempre ajustada na hora de vestir. As estampas e tipos de tecidos variam de acordo com a estação do ano e as ocasiões em que for utilizar. A idade da pessoa que for vestir também influencia no modelo do kimono...


 

Eu adoro a cultura oriental, é sempre rica em detalhes e técnicas, gostaria de aprender muito mais sobre essa arte de vestir kimonos... Eu me inspirei em várias informações e imagens para fazer o kimono da boneca, deu um pouco de trabalho e é claro que ainda falta muito para ficar perfeito, mas eu achei que ficou uma gracinha... e vocês o que acharam?

Eu utilizei tecido de tecido de algodão, e acho que ele se parece mais com um Yukata, que é um kimono mais simples ou informal para usar no verão...

Na parte de trás tem o tradicional laço grande, que na verdade é chamado de "obi" que é uma faixa estruturada colocada na cintura e forma um laço na parte de trás.



Nos pés da boneca ela tem um chinelinho (Zōri) que fiz em feltro, a sola fiz na cor marrom claro para simular as fibras naturais...



Os cabelos da boneca fiz solto pois foi como a cliente pediu, mas decorei com uma florzinha em feltro representando uma flor de sakura



Ela também mede cerca de 45cm de altura, pele clara e olhos puxadinhos...

E por fim o boneco padre, minha cliente queria que o boneco fosse inspirado no padre Theodoro Ratisbonne que viveu no início do século XIX, esse da foto abaixo:



Confesso que nunca tinha ouvido falar dele, ao pesquisar descobri que ele foi um judeu nascido na França em 1802 que aos 25 anos de idade se converteu ao catolicismo e poucos anos depois foi ordenado sacerdote. Muitos anos depois foi fundada a Congregação de Nossa Senhora de Sion, que cresceu rapidamente e tornou-se conhecida por sua qualidade de educação para meninas e pelo cuidado aos pobres, sem importar a sua religião. Quer fossem católicos, ortodoxos, judeus ou muçulmanos, os alunos era instruídos a respeitar a crença religiosa de outra pessoa.

Achei muito interessante a história dele, e sua meta de espalhar o respeito entre as religiões...  Mas voltando ao boneco...rs eu pesquisei bastante e encontrei mais algumas fotos para poder me inspirar e produzir a roupa... ele veste uma calça comprida e uma batina longa e por cima de tudo tem uma capa.


 

A capa é removível, possui velcro para prendê-la na batina conforme mostra na foto abaixo. A roupa toda é feita em tecido de algodão preto, a batina tem mini botões da We Care About, costurados à mão. Os sapatos são de feltro.



Aqui o detalhe do rosto, o boneco tem pele clara e olhos pretos, os cabelos são grisalhos (fiz em cinza para melhor representar).


Eu gostei muito de produzir esse kit, aliás sou muito suspeita em dizer...rs mas minha cliente gostou muito, veja só a avaliação que ela deixou lá na loja:



Ela gostou tanto que já até encomendou mais um boneco... agora vou produzir o boneco inspirado no padre Afonso, irmão do padre Theodoro... em breve postarei fotos...

Se você gostou e quer mais informações ou encomendar entre em contato:
Whatsapp: (11) 98810-5602
E-mail: e_artesanato@hotmail.com
Loja: elo7.com.br/littasantos

VALORIZE O TRABALHO ARTESANAL
PRESENTEIE SEMPRE COM PRODUTOS ARTESANAIS!

Abraços
Litta Santos

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui se você gostou ou não do post, deixe sua sugestão ou crítica... ficarei muito feliz em receber seu comentário!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...