Anúncio 1

Pesquise aqui no blog

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Ausência no blog e desabafo

Olá Pessoal,

Tudo bem?

Agora que o Carnaval passou o ano parece que vai começar de vez...rs então que 2016 seja repleto de realizações e muito sucesso!

Estive sumida aqui do blog devido a muito trabalho... foram muitas encomendas, o que é maravilhoso, mas ao mesmo tempo me deixa triste por não conseguir atualizar como gostaria o blog...

Como vocês sabem sou eu mesma quem faz tudo por aqui...rs desde o atendimento no site da loja e redes sociais até a produção das peças... e não é fácil... mas procuro responder todas as mensagens assim que as vejo... e com isso falta tempo para atualizar o blog para deixá-lo sempre com novidades...

Acho que isso deve acontecer com todas as artesãs e artesãos...rs 

Não é nada fácil ser artesã...rs e ainda tem pessoas que nos perguntam:
"Você trabalha ou só faz artesanato?"
É nessa hora que me dá uma vontade esquecer minha educação e dizer tudo o que me vem na cabeça... mas como sou educada demais respiro fundo, conto até 10 e respondo que o artesanato é meu trabalho, minha fonte de renda e meu sustento além de ser uma das coisas que mais amo fazer na vida...

Então você só trabalha se for contratado por uma empresa, se sai de casa todos os dias para ir a essa empresa, mas se você trabalha em sua casa aos olhos dos outros você não trabalha...

Me incomoda muito é saber que mesmo quando trabalho a noite toda (sim, muitas vezes trabalho a noite toda costurando ou criando novas peças... aliás até prefiro trabalhar a noite pois é mais tranquilo e a criatividade parece aflorar...rs) e quando paro para descansar um pouco durante o dia tem pessoas (inclusive alguns parentes - o que é mais chato) que acham que estou sem fazer nada...

Outra coisa que me incomoda é ouvir isso:
"Seus produtos são bonitos, mas estão muito caros, achei outra pessoa que faz igual e cobra menos"
Ou isso:
"Mas o preço do feltro é barato, porque você cobra caro pelo produto?"
E ainda quando escuto isso:
"Olhei nas lojas do centro da cidade e achei os enfeites tão caro e nem são bonitos, por isso quero que você faça para mim, um produto lindo e baratinho"
é realmente não é fácil ser artesã... é preciso gostar muito do que faz...

Eu procuro escolher materiais de qualidade, dedico meu tempo e habilidade (são vários dias elaborando o molde, várias tentativas até chegar no que foi pedido pelo cliente) para produzir uma peça especial, bonita e feita com muito carinho, e muitas vezes a peça é feita exclusivamente para o cliente atendendo a todas as suas necessidades, e isso tem um custo... por isso cobro sempre um preço justo pelo produto.

Como eu disse antes, o artesanato é meu trabalho, minha fonte de renda, e é com ele que pago minhas contas, faço cursos de aperfeiçoamento e mantenho o meu ateliê... 

Sei que existem outras artesãs que cobram muito barato por seus produtos, eu realmente não sei como conseguem, até gostaria de saber para poder aplicar nos meus...rs 

Uma coisa eu posso dizer a vocês, antes de comprar um artesanato, não pense só no preço, mas sim no conjunto, leve em conta a qualidade tanto do material quanto do produto finalizado, conheça bem o artesão que está vendendo o produto (pesquise, saiba o que os outros clientes falam dele, veja fotos dos produtos que esse artesão já fez, veja se as fotos são de produtos feitos por ele ou se foram pegas de outro artesão...) assim terá certeza se vale a pena ou não comprar...

Tem pessoas que acham por você ser artesã você tem tempo disponível para atender de imediato, e fazer o que elas querem... mas não é bem assim, eu sempre trabalho por encomenda, e por isso tenho um prazo para produzir, e esse prazo varia e acordo com as outras encomendas em produção e as que estão em espera e isso deve ser respeitado...  

Artesanato é algo feito com carinho e dedicação, requer tempo, cada material é escolhido cuidadosamente, cortado e costurado sempre com muita atenção, para dar forma a um produto de acordo com as características que cada cliente desejou, o que faz desse um produto único...
Então quero deixar claro que sou ARTESÃ sim, e essa é minha PROFISSÃO, ela pode não ter sido a minha primeira escolha, mas é a que escolhi seguir e com muito ORGULHO, e quero RESPEITO.

Não sou de criticar ou ficar escrevendo esse tipo de coisa no blog ou em redes sociais, prefiro falar diretamente, mas chega uma hora que é preciso deixar claro certas coisas, por isso resolvi escrever aqui.

Agradeço a todos que curtem meus artesanatos e que gostam aqui do blog, aos poucos vou postar tudo que fiz nesse período que fiquei ausente aqui do blog... veja a próxima postagem será de um produto super fofo!!!

Beijocas e tudo de bom!!
Litta Santos

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui se você gostou ou não do post, deixe sua sugestão ou crítica... ficarei muito feliz em receber seu comentário!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...